João Ricardo é um goleiro veloz e se destaca por sua segurança debaixo das traves e nas saídas do gol. Experiente, tem se tornado um líder importante dentro do vestiário, se fazendo peça fundamental para o sucesso de sua equipe.
João Ricardo fez sua estréia no Concórdia em 2008. Mudou-se para Brusque pouco depois, sendo usado regularmente durante o período de dois anos.
Em 2010, João Ricardo se juntou ao Goiânia, mas voltou ao seu clube anterior no final do ano. Ele passou a jogar pelo Brusque em 2011 pelo Campeonato Brasileiro Série C, como iniciante.
Em 1 de agosto de 2012, João Ricardo assinou com o Paysandu, após um breve período em Marcílio Dias.
Em 12 de dezembro de 2012, João Ricardo mudou-se para Veranópolis. Depois de mostrar seu talento, ele assinou com o Icasa. A partir deste acerto, sua carreira passou a ser gerenciada pela FJB Sports. No dia 4 de janeiro de 2014, João Ricardo assinou com o Paraná.
No dia 8 de junho de 2014, foi emprestado ao América Mineiro.
Em 2015, João Ricardo foi um dos destaques da equipe mineira, que ficou em 4° lugar do Campeonato Brasileiro série B, conseguindo o acesso para a Série A do ano seguinte, com o bom desempenho, o goleiro renovou seu contrato com o clube até o final de 2018.
No ano de 2016, conquistou seu primeiro título pelo América MG, o campeonato mineiro, após se classificar em 4° lugar na primeira fase, o clube eliminou o Cruzeiro nas semi finais, venceu o Atlético MG por 2 a 1 no primeiro jogo da final (jogo em que João Ricardo defendeu um penalty) no independência, e com o empate em 1 a 1 no segundo jogo, sagrou-se campeão mineiro de 2016. João Ricardo recebeu o prêmio de melhor goleiro da competição, no mesmo ano de 2016, João Ricardo completou a marca de 100 jogos pelo coelho.
Jogando pelo coelho, começou a temporada na busca pelo bicampeonato estadual, no entanto, o América MG foi eliminado pelo Cruzeiro nas semi finais e ficou com a 3° posição. João Ricardo chegou a sua terceira temporada seguida ultrapassando a marca de 50 jogos pelo América, e após uma campanha incrível do coelho na Série B, sagrou-se campeão brasileiro da Série B 2017.
No início de 2019, a FJB Sports intermediou sua ida para a Chapecoense, onde se encontra até o dia de hoje.